Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
United Nations Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development

Promoção de Saúde e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir da Horta Comunitária da Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso

    Description
    Intro

    O projeto de horta comunitária na Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso, na cidade de Guarulhos emerge como ferramenta educadora de promoção, prevenção e recuperação de saúde aliado a proposta de conscientização e educação ambiental, visando práticas saudáveis e sustentáveis pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, consolidando as diretrizes da Política Nacional de Promoção de Saúde, tendo como princípio a criação de ambiente saudável, reforço de ações comunitárias, desenvolvimento de habilidades, autonomia e empoderamento.

    Objective of the practice

    O projeto de horta visa a prevenção, promoção e recuperação de saúde, consciência e educação ambiental, redução de resíduos orgânicos e compostagem, inclusão social, acolhimento, integração da população com a unidade básica de saúde e fortalecimento de vínculos, valorização da comunidade e sentimento de pertencimento local.<br />
    Considerando que a Unidade Básica é a porta de entrada para o tratamento e cuidado no Sistema Único de Saúde brasileiro, a Equipe de Saúde da Família tem como desafio desenvolver estratégias que impactem positivamente e auxiliem a melhoria da qualidade de vida da sua população.<br />
    A Unidade Nova Bonsucesso em Guarulhos tem conseguido superar este desafio ao implantar uma horta em suas dependências, convidando a população a participar de eventos e atividades que este espaço proporciona.

    Partners
    Desde o início do projeto todo o trabalho é voluntário e colaborativo, com apoio da comunidade e funcionários da saúde.
    Não há nenhuma verba ou recurso governamental destinado ao projeto. Conta-se eventualmente com doação de moradores, funcionários e comércio local para aquisição de insumos e materiais necessários ao cultivo da horta.
    Implementation of the Project/Activity

    A partir da sensibilização dos funcionários da Unidade de Saúde em relação ao amplo espaço externo em desuso ocasionando acúmulo de resíduos e vetores indesejados, propícios a focos de contaminação e doenças, surgiu o desejo de transformar o local em espaço útil e benéfico à população.
    Iniciou-se a divulgação da ação ao Conselho Gestor local e a todos os funcionários em contato direto com os moradores do território. Estes profissionais que conhecem as possibilidades e dificuldades individuais de cada usuário do sistema de saúde, passaram a indicar pessoas para colaborar e integrarem o projeto.
    Com apoio da população foi iniciado a limpeza da área e construção de canteiros adequados ao plantio. Todo material necessário como enxadas, baldes e terra foram trazidos pelos próprios colaboradores. Assim, como tudo que foi plantado no local, cada voluntário doou mudas e sementes, criando diversidade de culturas e promovendo equilíbrio no ambiente.
    Os voluntários participam de todo o processo de cultivo, da escolha das espécies plantadas até a colheita e distribuição dos alimentos, destinados a eles e aos grupos educativos dos profissionais de saúde que ocorrem dentro da unidade.

    Results/Outputs/Impacts
    A otimização do espaço externo da unidade de saúde deixou-o acolhedor e convidativo à realização de diversas atividades educativas da equipe multidisciplinar da Equipe de Saúde da Família, como educador físico, psicólogo, nutricionista, entre outros.
    O espaço da horta tornou-se um local de cultivo e práticas orgânicas com uso de adubo e repelentes naturais, orientação de práticas sustentáveis, conscientização do uso racional dos recursos naturais, e a divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
    A Unidade de Saúde passou a gerir seus resíduos orgânicos e a receber material orgânico da comunidade destinando-os ao processo de compostagem, colaborando com a destinação adequada e redução do lixo produzido no município.
    O incentivo da cultura de plantio do próprio alimento contribui para segurança alimentar e diversificação de vegetais e hortaliças presentes no consumo diário, além da formação de hábitos alimentares saudáveis.
    A ênfase à socialização desenvolvendo a capacidade produtiva e criativa dos participantes, elevando a autoestima por meio da valorização e troca de saberes dos conhecimentos populares, pode ser notado nos momentos de diálogo e decisões da coletividade durante a organização da rotina de trabalho. Assim como o fortalecimento de vínculos dos usuários entre si e com funcionários, proporcionando uma nova relação da comunidade com o serviço de saúde, valorizando o sentimento de pertencimento ao território. Tornando a comunidade local empoderada e capaz de protagonizar mudanças em seu habitat e seu meio social.
    Enabling factors and constraints
    A ausência de recursos e verbas para implantação do espaço não foi impeditivo para o andamento do projeto. A necessidade de oferecer à população um local de convívio e aprendizado aliado a vontade da comunidade em obter o espaço foi o grande impusionador de todos.
    Considerando a escassa lista de materiais para execução inicial, basicamente ferramentas agrícolas trazidas por cada uma das pessoas empenhadas em contribuir com o trabalho braçal, podemos considerar que não houve necessidade de aplicação de recursos financeiros governamentais.
    Sustainability and replicability
    O projeto mostra que a união de funcionários e comunidade torna possível a a capacidade de tomadas de decisões por meio da sociedade. O diálogo permanente estabelecido durante as atividades semanais e oficinas educativas ministradas pelos profissionais de saúde contribui para aprendizados, capaz de provocar mudanças individuais e coletivas.
    Temos relato de pessoas que ao adquirir conhecimentos sobre plantio e consciência ambiental, passaram a reproduzir um espaço de plantio em suas residências, iniciando pequenas hortas caseiras, tendo como aspectos favoráveis:
    - melhoria de hábitos alimentares de toda a família,
    - redução de gastos com produtos saudáveis,
    -destinação adequadas de resíduos orgânicos, destinando-os a compostagem caseira,
    -aproveitamento integral dos alimentos
    -resgate da cultura de uso de plantas medicinais, reduzindo o uso de medicação
    -educação ambiental coletiva
    Conclusions

    As reuniões semanais para cuidado e manutenção do local, tornaram-se oportunidades de encontros e amizades, surgindo o grupo “Amigos do Verde”. Sendo essa a grande satisfação do projeto, uma vez que o objetivo primordial não seria apenas produzir alimentos saudáveis, mas formar um espaço de convívio que gere benefícios e bem estar à comunidade. Proporcionado outros serviços na unidade de saúde, e não apenas como local de solução para doenças ou remédio para os males. <br />
    Consideramos o grande êxito da prática os relatos de melhoria na qualidade de vida dos participantes, idosos sentem-se valorizados aos partilhar seus conhecimentos populares, crianças e adultos podem fortalecer vínculos familiares, pessoas isoladas socialmente veem o momento como oportunidade de convívio e interação. Os profissionais da saúde passaram indicar a atividade com recurso terapêutico e auxiliar no tratamento de enfermidades. <br />
    A Horta Comunitária “Amigos do Verde” na região Nova Bonsucesso - Guarulhos com o apoio do Programa Municipal Ambienta Saúde e em consonância à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, surge como ferramenta e estratégia para mudanças ativas nos indicadores de saúde que fazem parte da realidade da comunidade local. Sendo um instrumento de educação, ação e estratégia de promoção, prevenção e recuperação de saúde, cidadania e cuidados com o meio ambiente.

    N/A
    Resources
    Staff / Technical expertise
    não há verba ou recurso governamnetal
    No progress reports have been submitted. Please sign in and click here to submit one.
    False
    Name Description
    14.1 By 2025, prevent and significantly reduce marine pollution of all kinds, in particular from land-based activities, including marine debris and nutrient pollution
    Action Network
    SDG Good Practices First Call
    This initiative does not yet fulfil the SMART criteria.
    Share
    FacebookTwitterLinkedIn
    Timeline
    31 August 2016 (start date)
    26 February 2019 (date of completion)
    Entity
    Prefeitura Municipal de Guarulhos
    SDGs
    Region
    1. Latin America and the Caribbean
    Geographical coverage
    Área de abrangência territorial da Unidade Básica de Saúde Nova Bonsucesso- Guarulhos, população estimada de 25 mil habitantes.
    Website/More information
    N/A
    Countries
    Brazil
    Brazil
    Contact Information

    Aparecida Paulino, Coordenadora do projeto