Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
United Nations Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development

As ações da Comissão de Sustentabilidade na instituição Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES em Florianópolis.

    Description
    Intro

    A Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES é uma entidade beneficente de assistência social que atende diariamente 750 crianças, adolescentes e jovens bem como suas famílias. A mais de 245 anos a entidade desenvolve um papel fundamental para sociedade, promovendo atividades voltadas a, cultura, esporte, educação, profissionalização e assistência social. A partir de 2010 realiza diversas ações voltadas as questões ambientais promovendo conscientização e levando informação interna e externamente ao seu público atendido.

    Objective of the practice

    Construir um ambiente cultural de constante releitura da realidade que possibilite a formação de cidadãos críticos, ativos, cooperativos e construtores de um mundo mais igualitário - crianças, adolescentes, jovens, famílias, colaboradores e parceiros da comunidade - por meio de ações pedagógicas e afirmativas que visem a valorização da diversidade, da inclusão, do desenvolvimento social e sustentável. Estabelecer parcerias com órgãos acadêmicos, profissionalizando os processos que envolvem as melhorias na construção de indicadores de monitoramento, para a elaboração do relatório sócio ambiental da instituição.

    Partners
    COMCAP; ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis; TerraCycle, Mirantes Restaurante; Pimenta Malagueta Restaurante; SESC Cacupé; NEAMB – Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC; Projeto TAMAR; Educandário Imaculada Conceição; UDESC – ESAG; Empresas WOA, Banco do Brasil, Hippo Supermercados, Leme Engenharia e Previg.
    Implementation of the Project/Activity

    Desde 2010 a entidade desenvolve projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade. A partir dai promoveu e participou de diversas ações de conscientização voltadas ao meio ambiente tendo como marco inicial dos processos legitimados com a criação da Comissão de Sustentabilidade em 2014. Assim durante os anos desenvolveu diversas ações como: 2015 Eliminação da compra e fornecimento de copos descartáveis na instituição. A média de consumo mensal era de 15 mil unidades; Distribuição de canecas personalizadas para os funcionários; Distribuição de squezzes aos adolescentes aprendizes; Sensibilização dos funcionários e usuários da instituição, quanto as ações desenvolvidas; 2016 Participação na gincana do ReÓleo, com 1.580 litros coletados em um mês – premiação de 2ª colocada; Sensibilização em escolas parceiras, para coleta de esponjas; Participação em evento sobre coleta de água da chuva e visita à instituição que possui projeto implantado; Participação em eventos: Semana do Lixo Zero; Seminário de Educação Ambiental; Seminário Viver Sustentável; Mostra pedagógica com atividades realizadas a partir da reutilização de materiais; Desenvolvimento de projeto sobre o tema Meio Ambiente, com as crianças da Educação Infantil; Participação na promoção “Jogos da Reciclagem”, promovida pela Terracycle - premiação de 2ª colocada. 2017 Distribuição de eco copos aos funcionários da instituição (matéria nas redes sociais); Visitas realizadas pelas crianças e adolescentes à instituições que desenvolvem ações de cunho ambiental, como o Museu do Lixo, Projeto Tamar, Núcleo de Educação Ambiental – UFSC, Projeto Sarakura; Participação na gincana do ReÓleo; Mostra pedagógica com atividades realizadas a partir da reutilização de materiais; Instituição se tornou signatária do Movimento “Nós Podemos SC”; Caminhada da cidadania elencando os ODS e utilizando materiais recicláveis; Centralização das impressoras para redução da compra de cartuchos e instigar redução do volume de impressões; Participação em eventos envolvendo a discussão dos ODS. 2018 Oficina de sustentabilidade; Desenvolvimento do Projeto Eco Prancha; Disposição de coletores de lacres, esponjas e pilhas; Intervenção teatral nos projetos que instituição desenvolve; Campanhas internas mobilizando os colaboradores ao cuidado com o meio ambiente; Mostra pedagógicas com as crianças; Passeio pedagógicos com o intuito de apresentar as diversas formas d e compostagem; Participação em diversos eventos, seminários e palestras como o intuito de se capacitar; Participação das discussões apresentadas nos encontros dos Signatários ODS. Em 2019 as ações continuam.

    Results/Outputs/Impacts
    Desde o início das ações desenvolvidas na entidade, foi possível identificar indicadores importantes de monitoramento, tornando mensurável a mudança que estamos promovendo na sociedade. Sendo estes; Foram arrecadadas até início de 2017 - 6.667 unidades de esponjas que seriam jogadas no lixo comum e que foram recicladas, em parceria com a Terracycle. Foram arrecadados aproximadamente 1.780 litros de óleo de cozinha e destinados para reciclagem. Tiveram um destino correto também mais de 280 pilhas; Foram instaladas 59 lixeiras novas somente com duas cores preta para rejeitos e azul para materiais recicláveis secos em toda instituição, e realizadas atividades de sensibilização para os colaboradores, educadores, educandos e suas famílias fazerem o descarte/separação correto de seus resíduos, o que entendemos ser um processo lento e contínuo. Segundo passo é pensar na troca de maquinário velhos da instituição de forma a otimizar o uso sustentável dos recursos naturais como energia e água. Visitas dos educandos a espaço que incentivam o cuidado com o meio ambiente como por exemplo no Museu do Lixo, SESC Cacupé e Lira Tênis Club, Projeto Tamar, tornando possível a conscientização através da visualização da prática. A participação dos beneficiados, ocorreu por meio de oficinas, teatros e palestras com os educadores, educandos e suas famílias. Foram também desenvolvidos projetos de caráter sócio ambiental de forma a promover e fortalecer as mudanças de comportamento. Para que este envolvimento acontecesse, fizeram parte do processo mais de 4.000 pessoas, sendo elas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, educadores e apoiadores da instituição. Foi instituído um novo mascote representante da Comissão de Sustentabilidade, o Hashi. É uma espécie de ser marinho com características hominídeas e aquáticas que veio de um futuro não muito distante onde as calotas polares descongelaram e o mundo todo está embaixo do mar, com muita poluição. Sua missão é mudar o presente para que o futuro possa ser alterado. O mascote foi criado com a intenção de abranger o máximo de público possível, estando presente em atividades que abordem a sustentabilidade com crianças menores até jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Conta-se com o suporte técnico de uma engenheira ambiental e sanitária - mãe de um dos nossos educandos, que coopera com os fundamentos teóricos e práticos visando, assegurar o consumo sustentável e fazendo parte da Comissão de Sustentabilidade desta instituição.
    Enabling factors and constraints
    A partir das idéias que surgiram em 2010 no que se refere a separação de resíduos e retirada dos copos plásticos descartáveis do uso, retoma-se as questões voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade; o foco inicial dessas ações foi somente o núcleo Formação e Trabalho. O projeto ficou em stand bye durante aproximadamente 3 anos sendo retomado em 2014 por iniciativa da diretoria de assuntos sócio assistenciais, com alguns colaboradores que formaram uma comissão para tratar diretamente do tema. Passou-se a realizar reuniões sistemáticas e esta comissão implantou e implementou várias ações de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente junto ao seu corpo institucional. Foi chamada Comissão do Meio Ambiente e depois foi instituída com o nome de Comissão de Sustentabilidade, tendo foco principal a educação permanente dos usuários nas questões voltadas a preservação do meio ambiente. Em 2018 já com a comissão fortalecida, é possível perceber que muitas ações foram desenvolvidas e que houve uma transformação significativa nas ações e comportamentos dentro e fora da entidade. Todos têm seu Eco copo, separam seus resíduos e estão promovendo a consciência da importância junto à sua equipe, família e amigos. Houve uma mudança significativa de atitude, o que nos mostra que essas ações já estão estabelecidas e que agora precisamos avançar cada vez mais. As publicações relacionadas a Comissão se encontram acessíveis para todo nosso público no endereço https://www.ides-sc.org.br/sustentabilidade.
    Sustainability and replicability
    A prática desenvolvida na Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES tem todas as possibilidades de ser aplicada externamente. Somos formadores de opiniões e é por meio de novas ações e comportamentos que transformamos realidades. Ampliar o conhecimento das nossas crianças, adolescentes e colaboradores, por meio de atitudes transformadoras estendendo-se aos meios de comunicação e redes sociais, nos faz acreditar que possa haver continuidade fora do ambiente da entidade e isso promoverá mudanças significativas de comportamento e influência no meio em que vivemos.
    Conclusions

    A IDES trabalha a fim de ampliar as ações, bem como criar e manter uma cultura de formação continuada na área da proteção e preservação do meio ambiente, agregando nas crianças e adolescentes atendidos - extensivo às suas famílias - a ideia de que, cada ser humano, é o primeiro e imediato responsável pelos cuidados necessários para deixar o planeta sustentável para as novas gerações. Os educadores da IDES devem continuar a investir em conhecimentos, habilidades e atitudes nesta área, a fim de impactar, sensibilizar, conscientizar, motivar ações organizadas para gerar práticas cotidianas pró-ativas nas vidas dos educandos e de todos os envolvidos.

    Other sources of information
    N/A
    N/A
    No progress reports have been submitted. Please sign in and click here to submit one.
    False
    Name Description
    Action Network
    SDG Good Practices First Call
    This initiative does not yet fulfil the SMART criteria.
    Share
    FacebookTwitterLinkedIn
    Timeline
    01 February 2014 (start date)
    28 February 2018 (date of completion)
    Entity
    Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES
    SDGs
    Region
    1. Latin America and the Caribbean
    Geographical coverage
    O município de Florianópolis fica localizado no estado de Santa Catarina, sul do país. Possui extensão territorial de 675,4 km2. Seu bioma predominante é a mata atlântica e os ecossistemas manguezal e restinga.
    Photos
    As ações da Comissão de Sustentabilidade na instituição Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES em Florianópolis. As ações da Comissão de Sustentabilidade na instituição Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES em Florianópolis. As ações da Comissão de Sustentabilidade na instituição Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES em Florianópolis.
    Website/More information
    N/A
    Countries
    Brazil
    Brazil
    Contact Information

    Indianara Fogaça, Analista de projetos