Concurso de Redação do Consórcio Machadinho
Description
O Concurso de Redação faz parte do Programa de Visitas da Usina Hidrelétrica Machadinho e já envolveu cerca 11,2 mil alunos de escolas de região. Além de incentivar o hábito da leitura e a prática da escrita, o Concurso, que chegou à 12ª edição em 2018, vem propondo a discussão de temas essenciais ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, , tais como a geração de energia a partir de fontes renováveis (ODS 7, 13) e a conservação ambiental (ODS 6, 11, 12, 14 e 15).
O Programa de Visitas da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes tem como principal objetivo esclarecer à comunidade local os fatores envolvidos na geração de energia a partir de uma fonte renovável. Assim, ao visitarem o empreendimento, os participantes têm a oportunidade de conhecer não apenas os processos técnicos inerentes à geração hidrelétrica, mas também todos os programas socioambientais desenvolvidos em paralelo, com a finalidade de minimizar eventuais impactos ambientais negativos e potencializar os positivos.<br />
<br />
Foi a partir dessa experiência que o Consórcio Machadinho decidiu expandir o impacto da interação, por meio do Concurso de Redação. Direcionada a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental – com idade média de 14 anos –, a iniciativa propõe aos jovens que escrevam sobre temas relacionados ao que aprenderam durante a visita. Nos primeiros anos de Concurso, quando a implantação do empreendimento era recente, as redações tinham como foco a própria geração de energia e os reflexos socioambientais da Usina. Nos últimos anos, o amadurecimento da comunidade escolar em relação à conservação do meio ambiente tem conduzido as discussões, abordando diretamente temas como água, florestas e qualidade ambiental.<br />
<br />
Orientados por educadores devidamente capacitados e livres para criar textos a partir de suas percepções, os jovens transformam as redações em verdadeiras “mensagens para o mundo”, refletindo sobre a construção do desenvolvimento sustentável. Assim, o Concurso de Redação contribui de forma direta para o alcance do ODS 4, mais especificamente em sua meta 4.7.
Todos os anos, as atividades do Concurso de Redação são iniciadas com reuniões da equipe responsável em escolas da região, para apresentar a diretores, orientadores pedagógicos e professores o tema e o regulamento da edição. Em paralelo, são realizados encontros com Secretarias de Educação dos onze municípios lindeiros, a fim de engajar os gestores públicos na iniciativa.
Previamente também são realizados Workshops para os professores locais, sobre técnicas para interpretação e produção de textos. Esses educadores têm a importante função de orientar os alunos na elaboração das redações e, por isso, passam por capacitação a cada novo ciclo. Somente em 2018, 38 professores, de 44 escolas locais, participaram dessa etapa.
Ao final das etapas prévias, as inscrições para o Concurso são abertas – e as redações são aceitas à medida que os alunos visitam a Usina Hidrelétrica Machadinho. Historicamente, os temas propostos têm relação com a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. As redações são avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por professores especializados em língua portuguesa e produção textual.
Entre os indicadores monitorados estão o número de redações inscritas em relação ao número de estudantes que visitaram a Usina (para verificar adesão à iniciativa) – em 2018, esse índice foi de 83%. Além disso, são monitoradas as médias alcançadas pelos alunos de cada município na avaliação das redações – um indicador importante para análise, por escolas e órgãos públicos, quanto à qualidade do ensino e do processo de aprendizagem.
O evento de premiação, realizado ao final do Concurso, constitui o ápice da iniciativa, pois reúne a comunidade local para o reconhecimento aos estudantes e às escolas participantes. São concedidos prêmios às cinco redações mais bem avaliadas pela Comissão Julgadora, além de menções honrosas aos alunos que obtiveram a melhor nota em cada município. Em 2018, 900 pessoas participaram do evento, que representa uma oportunidade de disseminar conceitos de sustentabilidade na comunidade local.
> Cerca de 80 mil pessoas já participaram do Programa de Visitas da Usina Hidrelétrica Machadinho desde 2002.
> Em 12 edições do Concurso de Redação, 11.224 alunos visitaram a Usina, e foram inscritas 7.733 redações, por alunos que integram as comunidades dos 11 municípios da área de abrangência da Usina.
> Mais de 40 alunos foram premiados, nas 12 edições.
> Cerca de 40 educadores capacitados para orientar os alunos, em 2018.
> Entre 2017 e 2018, foi registrado um aumento de 11% na participação dos alunos no Concurso.
Como todo processo educativo, porém, os maiores impactos são intangíveis, relacionados à evolução de cada indivíduo/cidadão na constituição de consciência crítica quanto à própria responsabilidade na construção do desenvolvimento sustentável.
A experiência demonstra que o projeto tem excelente potencial de replicabilidade, em diferentes regiões geográficas e contextos sociais, podendo servir de referência a outras organizações que desejem incentivar a aliança entre atividades educativas e conservação ambiental.
Investir na educação como meio para o desenvolvimento sustentável tem se mostrado um caminho importante para a contribuição das organizações à Agenda 2030. A experiência do Concurso de Redação da Usina Hidrelétrica Machadinho comprova que há espaço para a inserção de temáticas socioambientais no cotidiano das comunidades, especialmente em municípios de pequeno porte – distantes dos grandes centros urbanos, nos quais as discussões sobre sustentabilidade são mais frequentes e abrangentes. A partir de uma ação singela, como uma redação escolar, é possível estimular a reflexão de estudantes, educadores e familiares quanto ao papel de cada um na construção de um mundo melhor para todos.
SDGS & Targets
Deliverables & Timeline
Resources mobilized
Partnership Progress
Name | Description |
---|
Feedback
Action Network


Timeline
Entity
SDGs
Region
- Latin America and the Caribbean
Geographical coverage
Website/More information
Countries

Contact Information
Airton Morganti, Gerente Geral do Consórcio Machadinho