Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
United Nations Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development

Fortaleza Cidade Competitiva

    Description
    Intro

    O programa Fortaleza Cidade Competitiva nasceu em um cenário nacional de crise econômica, consiste no setor privado e o setor público trabalhando juntos em um ambiente de negócios e competitividade. Através da Prefeitura Municipal de Fortaleza em parceria com diversas secretarias, torna Fortaleza a capital brasileira que mais gerou empregos no Nordeste.

    Objective of the practice

    Desenvolver um ambiente de inovação e geração de oportunidades na cidade, induzindo o surgimento e crescimento de empresas no mercado, proporcionando ao cidadão Fortalezense e aos investidores um ambiente favorável e ágil para os desafios de manter e abrir negócios. A iniciativa de promover novas oportunidades para Fortaleza visa o benefício no contexto da cidade contemporânea, intensificando o “fazer cidade” para atrair investimentos, internos e externos, além de promover o sentimento de pertencimento de seus cidadãos.

    Partners
    Prefeitura Municipal de Fortaleza, Parceria Público-Privado e Financiamento Urbano.
    Implementation of the Project/Activity

    O Programa Fortaleza Competitiva busca proporcionar os instrumentos necessários à melhoria das oportunidades encontradas na cidade de Fortaleza, por meio de esforços ativos para estimular a combinação de fatores que incluem incentivos e regulamentações que estimulem a atração de novos negócios na cidade e consolidem àqueles existentes, como a participação da iniciativa privada nas ações de melhoramento e manutenção das infraestruturas urbanas. Através de quatro linhas de ação, incentivos e regulamentações, arranjos público-privados, desburocratização e mercado de trabalho. Incentivos e Regulamentações são programas de Incentivos Fiscais do Município de Fortaleza. Arranjos Públicos Privados são os negócios urbanos, Parcerias Público-Privada, as parcerias visam em relação ao Poder Público, suprir a insuficiência de investimentos em infraestrutura por recursos próprios, com a Operação Urbana Consorciada e a Outorga Onerosa da Alteração de Uso. Desburocratização, facilidade de acessar os serviços da Prefeitura a qualquer hora e em qualquer lugar. Fortaleza Online No Programa Fortaleza Online, as autorizações e licenças são expedidas de forma imediata e gratuita, ou quando há necessidade de pagamento de taxas em até 48 horas. Com o Fortaleza Online, pretende-se dar ao cidadão: mobilidade, acessibilidade, credibilidade, agilidade e transparência. Mercado de Trabalho, Fortaleza possui um estoque de empregos formais de aproximadamente 805 mil trabalhadores, o que coloca a cidade na sexta posição no ranking brasileiro, um bom indicador para medir o desenvolvimento do mercado de trabalho de uma região é também o número de empresas que essa área possui. Em Fortaleza, esse monitoramento vem sendo realizado bairro a bairro. Observa-se, uma elevada concentração de empresas e, portanto, de oferta de empregos em poucas áreas de Fortaleza.

    Results/Outputs/Impacts
    Considerando os vários aspectos institucionais que o programa contempla, destaca-se a perspectiva de criação de novas empresas e empregos em Fortaleza. Em estimativas iniciais, as ações previstas no Programa Fortaleza Competitiva para o período 2017-2020 visam garantir que a cidade esteja entre as cinco capitais mais competitivas na geração de trabalho e renda no país. Nesse sentido, prevê a formalização de mais de 10 mil novos empreendimentos, que na sua maioria são Micro e Pequenas empresas. Como forma de dimensionar os impactos gerados na economia do município pelo Programa Fortaleza Competitiva, considerando os cenários definidos e um modelo multirregional de Matriz Insumo-Produto (MIP) de parâmetros para a Região Nordeste, foi possível estimar os impactos sobre o valor adicionado (PIB), os salários e os empregos gerados decorrentes dos investimentos previstos no Programa Fortaleza Competitiva, que incluem os impactos diretos (ligados aos setores diretamente envolvidos com os que foram realizados os investimentos); impactos indiretos (ligado a compra de bens e serviços de outros setores não envolvidos diretamente nas despesas mas que compram insumos de produção deles) e impactos induzidos (relacionados com a receita gerada pelos investimentos que circula dentro da economia, com adições direta e indireta no nível de renda). Este resultado deve impactar diretamente na Taxa de Formalização da Economia do Município, criada por meio da relação entre a População Economicamente Ativa e o número de empresas e empregados formais, que para o ano de 2016 foi calculada em 69,45%. Com a implementação do Programa Fortaleza Competitiva, a meta é chegar em 2020 a uma Taxa de Formalização de 75% da economia. O resultado esperado com a aplicação do Programa Fortaleza Competitiva é um impacto direto e indireto na economia no âmbito de R$ 2 bilhões no PIB de Fortaleza, em um cenário considerado moderado no período de implementação das ações do Programa.
    Enabling factors and constraints
    A implantação do Programa Fortaleza Competitiva terá como mecanismos de gestão e controle o Fórum Fortaleza Competitiva, visando reunir poder público e sociedade civil organizada, compartilhando realizações e planejando ações futuras; o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Fortaleza, que terá atribuição de garantir a vinda de investimentos e o Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas. O Fórum Fortaleza Competitiva tem o objetivo de reunir a sociedade civil organizada para discutir, a cada mês, o andamento do Programa e dinamizar ações presentes e futuras, monitorando e revigorando as propostas de desenvolvimento econômico de nossa cidade, firmando o propósito de tornar Fortaleza uma Cidade de Oportunidades para todos os cidadãos que aqui moram ou que aqui vem investir. Conta também com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza – CMDE para a promoção de uma Cidade Competitiva e Empreendedora, e o Garantidor De Parcerias Público-Privadas, que é entendida como fundamental para assegurar o sucesso das PPPs, em especial nesse momento inicial, no qual a ausência de experiência em contratos envolvendo a administração pública, por período de até 35 anos, pode gerar incertezas e custos desnecessários, reduzindo, ainda, o interesse privado pelos projetos a serem licitados na modalidade de PPP. As ações do Programa Fortaleza Competitiva se darão por meio de ações de curto, médio e longo prazo, sendo acompanhadas pelo Fórum Fortaleza Competitiva e Conselho de Desenvolvimento Econômico.
    Sustainability and replicability
    Para atender de forma satisfatória as necessidades básicas da população, tais como moradia, mobilidade urbana, saúde, educação e segurança, é de suma importância que o Setor Público possua um gerenciamento financeiro de qualidade. Uma atividade financeira eficiente consiste no planejamento e no aumento da arrecadação municipal sem majoração de impostos, a partir da implementação de medidas que tornem eficazes a cobrança de tributos municipais na otimização dos gastos municipais sem redução dos serviços ou prejuízos à qualidade do que é ofertado, de forma a ampliar a capacidade de investimento do município. Já o endividamento público visa a otimização da captação de recursos sem o com - prometimento da capacidade de pagamento e de endividamento, tendo a dívida como fator de alavancagem do investimento público para o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, baseado nesses pilares, encontramos os elementos que dão alicerce ao Programa de Fortalecimento do Fisco (Fort Fisco), que é o norte estratégico das diversas ações da Secretaria Municipal das Finanças, com vistas ao financiamento e execução das políticas públicas e geração de resultados substantivos para a sociedade. Alavancar receitas correntes, principal - mente as originadas de arrecadação própria, e racionalizar os gastos correntes são ações fundamentais que impactam diretamente o plano de investimento do governo. O Programa Fortaleza Competitiva foi formatado por meio de Conceitos Internacionais Contemporâneos, componentes básicos da Nova Agenda Urbana lançada pela ONU–HABITAT, na cidade de Quito, em outubro de 2016, para o desenvolvimento sustentável das cidades, como, Planejamento e Desenho Urbano; Finanças Municipais; Legislação e Governança. Isto faz promover: Forma que gera valor; Plano Financeiro que administra o valor e atrai investimento; Regras, leis e normas de governança que criam confiança. Além disto, o Programa Fortaleza Competitiva, buscando a sustentabilidade em todos os aspectos, atende aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados também pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (COP21).
    Conclusions

    A cidade contemporânea nada mais é do que aquela cidade que se oportuniza por meio da competitividade, sustentabilidade, criatividade, produtividade e, em especial, cidades que cumprem sua função de serem inclusivas e socialmente justas. Sendo assim, as cidades sentem necessidade de oferecer condições que as tornem atrativas pelo que têm de gerar vantagens competitivas, com o objetivo de captarem investimento. Como consequência, isto facilita o enfrentamento de um dos principais desafios contemporâneos, ser protagonista na sua inserção competitiva nos cenários nacional e internacional. Aos governos municipais cabe criar novas fórmulas e formas de se investir nas cidades. Neste sentido, verificamos como as cidades tem o poder de se transformar. A vantagem competitiva está no diferencial da cidade, naquilo que a faz sobressair entre as demais, ou seja, na sua singularidade, aquela característica ou potencialidade. E Fortaleza vem se transformando com o Programa Fortaleza Competitiva.

    N/A
    Resources
    Staff / Technical expertise
    SEUMA, SDE, SEFIN, SEGOV, COORDPPP, SETFOR, CITINOVA e PGM.
    No progress reports have been submitted. Please sign in and click here to submit one.
    False
    Action Network
    SDG Good Practices First Call
    This initiative does not yet fulfil the SMART criteria.
    Share
    FacebookTwitterLinkedIn
    Timeline
    01 August 2017 (start date)
    31 December 2020 (date of completion)
    Entity
    Prefeitura Municipal de Fortaleza
    SDGs
    Region
    1. Latin America and the Caribbean
    Geographical coverage
    Administrativo
    Photos
    Fortaleza Cidade Competitiva Fortaleza Cidade Competitiva
    Website/More information
    N/A
    Countries
    Brazil
    Brazil
    Contact Information

    Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente SEUMA, Fortaleza Cidade Competitiva