Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
United Nations Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development

Observatorio do Milenio de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil): parceria em prol do Monitoramento Local das Metas de Desenvolvimento Sustenavel (ODS 17)

    Description
    Intro

    O Observatório do Milênio de Belo Horizonte é um espaço de produção, análise e disponibilização de informações de natureza urbana, social e econômica sobre o município de Belo Horizonte, em especial sobre a situação do município em relação as metas globais de desenvolvimento. Organizado a partir da constituição de uma rede descentralizada e autônoma composta por instituições de ensino e de pesquisa, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

    Objective of the practice

    A rede do Observatório do Milênio tem por objetivo primordial produzir informações qualificadas sobre a cidade de Belo Horizonte, que possam subsidiar as políticas públicas e/ou outras iniciativas em prol do desenvolvimento local. O sistema colaborativo criado pela rede permite disponibilizar ativos e potencialidades institucionais de diferentes naturezas em convergência para um determinado projeto. Na experiencia do Observatório do Milênio, o poder público é o responsável por coordenar e fazer a concertação entre estes parceiros\r\nEm função do arranjo institucional criado e da continuidade de suas ações, a iniciativa do Observatório do Milênio é considerada uma experiencia exitosa no contexto da gestão pública municipal no Brasil. Avalia-se que a experiencia reforça o compromisso com a transparência na gestão dos recursos públicos e, de outro, do ponto de vista das instituições participantes, gera oportunidades de advocacy sobre temas e políticas de interesse e, principalmente, aprendizado mútuo sobre o funcionamento das políticas públicas locais e as possibilidades de aprimoramento das mesmas.\r\nO alinhamento do Observatório a uma agenda internacional bem como a excelência técnica de seus resultados permitiu a qualidade e a continuidade do projeto, tornando-o pouco suscetível as mudanças político-organizacionais e a eventuais restrições orçamentarias. \r\nE importante registrar que o arranjo institucional criado no município de Belo Horizonte tem enorme potencial de replicabilidade, podendo inspirar outros municípios e regiões a adotarem modelos semelhantes em busca de alinhamento de suas ações aos princípios e medidas de desenvolvimento sustentável.

    Partners
    A rede atualmente é constituída pelas seguintes instituições parceiras: Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Fundação Joao Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Universitário Newton Paiva, Universidade FUMEC e Centro Universitário UNA. Conta ainda com o apoio estratégico da Agência ONU-Habitat e do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.
    Implementation of the Project/Activity

    O projeto teve início em 2005 a partir de convite da ONU-Habitat para participação da Prefeitura de Belo Horizonte no Projeto Piloto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Neste contexto, foram mobilizados esforços para estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil que pudessem constituir uma rede colaborativa local bem como a criação de um sistema local de indicadores ODM de Belo Horizonte. Tal sistema consistiu na seleção de em um conjunto de indicadores propostos pela ONU e adequados ao contexto local que foram monitorados até o ano de 2015. Desde então, a rede produziu bianualmente os Relatórios locais de acompanhamento dos ODM (2006,2008, 2010, 2014) e o primeiro Relatório de Acompanhamento dos ODS (2018), com análises qualificadas dos resultados obtidos pelo conjunto de indicadores, feitas pelos parceiros acadêmicos. O Observatório também publica, desde 2008, ano de lançamento formal da iniciativa, a Revista do Observatório do Milênio, com artigos que tratam de temas de interesse urbano. Foram publicadas 4 edições da revista que versaram sobre a Agenda ODM e o desenvolvimento das cidades, democracia participativa, governança metropolitana e as políticas públicas a luz dos ODM. Ao longo do período foram realizadas outras ações relevantes como a publicação da cartilha Belo Horizonte e os ODM, promovidas capacitações de grupos sociais e estudantes, além de disseminação do projeto em encontros, palestras e seminários.
    Tendo em vista a proposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o interesse dos parceiros em reiterar seu compromisso com a nova agenda, em 2018 foi desenvolvido o Sistema Local de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Belo Horizonte. O desenvolvimento do Sistema contou a participação de especialistas acadêmicos e técnicos das diversas Áreas da PBH. O resultado foi a seleção de um total de 144 indicadores para monitoramento local dos 17 ODS, incluindo os indicadores globais (metodologia ONU) e diversos indicadores locais (construídos com bases de dados locais). Em dezembro de 2018 comemorou-se 10 anos da experiência do Observatório, a data foi marcada pelo seminário de lançamento do Relatório ODS Belo Horizonte 2018, que contém uma análise preliminar dos 144 indicadores ODS selecionados para o monitoramento local, sendo elaborado de forma participativa com os parceiros do Observatório. Como próximas etapas do Projeto estão previstas um seminário para discussão de boas práticas de políticas públicas alinhadas ao ODS 11 e a continuidade do processo de monitoramento dos indicadores locais, por meio da construção e disponibilização em ambiente on-line da base de dados com o detalhamento territorial e temático dos indicadores selecionados e a definição de metas locais alinhadas como o planejamento público municipal.

    Results/Outputs/Impacts
    A experiência do Observatório tem sido considerada bastante exitosa pelos resultados que obteve ao longo de sua existência com destaque para o monitoramento sistemático de indicadores locais ODM e da Agenda ODS, compromisso ora repactuado pelos parceiros por meio de Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho. Os resultados podem ser reconhecidos pelas atividades que o monitoramento das agendas ODM/ODS envolvem, quais sejam: Discussão elaboração de sistema de indicadores ODM e ODS por grupos multidisciplinares; publicação de 4 Relatórios de Acompanhamento dos ODM de Belo Horizonte; publicação de 4 edições da Revista do Observatório do Milênio; publicação de Cartilha Belo Horizonte e os ODM e capacitação de lideranças comunitárias; publicação do Relatório de Acompanhamento dos ODS de Belo Horizonte; alinhamento do Plano Plurianual de Ação Governamental de Belo Horizonte 2018-2021 com os ODS; alinhamento do Plano Estratégico BH 2030 com os ODS.
    Enabling factors and constraints
    Participação do poder público na coordenação executiva, o que possibilitou o alinhamento da agenda ODS com os instrumentos de planejamento municipal; Qualidade técnica do material produzido: sistema de indicadores, publicações, análises; rede qualificada de parceiros com grande excelência acadêmica; experiência acumulada com o monitoramento dos ODM; equipe de coordenação qualificada em tratamento de indicadores e nas análises temáticas; reconhecimento público do trabalho pelas instituições (UN-Habitat, ICLEI) - equipes técnicas qualificadas nas diversas Áreas da PBH que colaboram com o projeto; reconhecimento de BH como referência nos ODM, pelo modelo de monitoramento implementado e desempenho no cumprimento das metas estabelecidas; aproximação poder público/academia/setor privado/3º setor; agenda com chancela da ONU; gestão horizontal da rede. Como dificuldades, cabe ressaltar o contexto de restrições orçamentarias institucionais e a definição de um modelo jurídico que atenda as especificidades das instituições parceiras
    Sustainability and replicability
    Por ser de natureza colaborativa e horizontalizada, o projeto não envolve repasse de recursos financeiros, mas tão somente capacidades técnicas. Os recursos para realização de publicações, eventos e outros são de fácil captação entre os próprios parceiros. Requer um número reduzido de técnicos para a sua coordenação executiva e trabalha com metodologias de trabalho muito simplificadas e com muito material disponibilizado pelas agências e outros atores nacionais e internacionais. Neste sentido, tem grande potencial de replicação em outros contextos municipais.
    Conclusions

    Ao aceitar participar do projeto piloto Localizando os Objetivos do Milênio, a cidade de Belo Horizonte deu Inácio ao seu alinhamento a uma agenda Global, estabelecida na Cúpula do Milênio em 2000, sendo a primeira agenda global desenhada com prazos e metas mensuráveis por meio de indicadores, e cujos resultados pudessem ser monitorados e avaliados em escala local, regional e global, visando o objetivo maior de erradicar a pobreza, a fome e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o planeta no milênio que iniciava. Para viabilizar os compromissos assumidos pelo município com o monitoramento da Agenda Global, deu-se início a exitosa parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com instituições locais com vistas ao monitoramento sistemático da agenda ODM. Ao longo destes 10 anos de criação do Observatório do Milênio, a rede de parceiros cumpriu rigorosamente com os compromissos assumidos, produzindo 4 relatórios de monitoramento, 4 edições da revista do Observatório, 1 cartilha ODM, além de diversos encontros, seminários e oficinas de formação e capacitação. Durante esse período, o Projeto reuniu centenas de colaboradores entre gestores, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes. Esteve presente em inúmeros fóruns e eventos locais e internacionais. Tornou-se referência pelo seu modelo inovador de organização em rede e de produção de informação. Este diálogo entre universidade e poder público assegurou em Belo Horizonte a prática da boa governança local que, segundo definição do PNUD deve ser um mecanismo: Participativo; sustentável; transparente; promotor da justiça e igualdade e hábil na mobilização de recursos para fins sociais. Com a proposição da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a rede do Observatório renovou seu compromisso com o monitoramento dos indicadores locais, bem como com a produção compartilhada de dados e informações que subsidiem as políticas públicas. Os desafios colocados na nova agenda exigirão de nós uma articulação e uma mobilização de nossas capacidades ainda maior. Estamos novamente comprometidos em atingir as metas propostas. As instituições parceiras do Observatório acabam de assinar Termo de Cooperação Técnica para ampliar e consolidar os canais de diálogo e compartilhamento entre elas para o monitoramento dos ODS. Capitaneando a rede, a Prefeitura de Belo Horizonte alinhou os ODS aos seus instrumentos de planejamento, e estão concluindo o orçamento temático ODS. Reiteramos assim nosso compromisso com as ações em prol dos ODS, que certamente resultarão em uma cidade mais inclusiva, sustentável, resiliente, sem deixar ninguém para trás.

    Other sources of information
    N/A
    Resources
    Staff / Technical expertise
    Equipe técnica de três pessoas dedicada ao Projeto pela PBH e a participação voluntária de professores e alunos das instituições parceiras.
    No progress reports have been submitted. Please sign in and click here to submit one.
    False
    Name Description
    Action Network
    SDG Good Practices First Call
    This initiative does not yet fulfil the SMART criteria.
    Share
    FacebookTwitterLinkedIn
    Timeline
    06 April 2006 (start date)
    04 February 2018 (date of completion)
    Entity
    Prefeitura de Belo Horizonte
    SDGs
    Region
    1. Latin America and the Caribbean
    Geographical coverage
    Munici­pio de Belo Horizonte e regiao metropolitana
    Website/More information
    N/A
    Countries
    N/A
    Contact Information

    Rodrigo Ferreira, Mr.